O efeito Pigmaleão, conforme descrito por Rosenthal e Jacobson em 1968, é um fenômeno psicológico que ilustra como as expectativas de uma pessoa podem influenciar o desempenho e a performance de outra. No contexto educacional, por exemplo, a percepção que um professor tem sobre as habilidades e potencialidades de seus alunos pode moldar a forma como ele interage e o tratamento dado a eles, afetando diretamente a motivação e o sucesso acadêmico.
Quando um professor acredita que um aluno é capaz, tende a oferecer mais apoio, atenção, oportunidades de aprendizado e feedback, o que pode levar o aluno a se esforçar mais e a ter um desempenho melhor. Por outro lado, se um professor tem baixas expectativas sobre um aluno, isso pode resultar em menos incentivo e oportunidades, fazendo com que o aluno, por sua vez, não se sinta motivado a se dedicar.
Esse efeito é um exemplo de como as expectativas podem se tornar profecias autorrealizáveis, não apenas em termos individuais, mas também nas dinâmicas sociais e educacionais. Segundo Martín (2024), a forma como os alunos percebem as relações com professores, colegas e, em geral, com o meio social que os cerca, influencia decisivamente seu estado emocional e, sobretudo, sua motivação.
Assim, é fundamental que educadores e todos que fazem parte do contexto de estudo de alguém estejam cientes de suas próprias expectativas e preconceitos, buscando sempre apoiar e incentivar os estudantes, independentemente de suas crenças iniciais sobre suas capacidades. Promover um ambiente positivo e encorajador pode ajudar a maximizar o potencial de cada estudante, contribuindo para um aprendizado mais efetivo e significativo.
Se você estuda para concurso, compartilhe com seus familiares e amigos o efeito Pigmaleão para ilustrar a dimensão social da aprendizagem e alinhar as expectativas dessas pessoas na sua jornada, já que as expectativas dos outros têm influência na sua motivação, desempenho e performance.
Beijos,
Juliana Amaral
Psicóloga
@julianaamaralpsi
0 Comments: