O medo de ser avaliado negativamente pelos outros é a essência do Transtorno de ansiedade social(TAS). Esse medo é o que torna quase todo encontro social repleto de ansiedade. Situações como falar em público, pedir informações em geral, fazer pedidos, negar pedidos, fazer perguntas em sala de aula, entrar em reuniões já iniciadas, fazer ligações telefônicas, ser apresentado a pessoas novas, festas, avaliações de prova oral, entre outros.
Em geral, a principal estratégia para esse medo é a evitação. Quando a pessoa não pode evitar a situação, o desconforto emocional costuma ser grande. No centro dessa ansiedade está uma autoimagem negativa, uma maneira de pensar com foco excessivo em si e autocrítica elevada seguida de comparações.
Podemos ter como causas : 1) história evolutiva da submissão às hierarquias de dominação e ao medo de estranhos; 2) pré disposição genética; 3) história de vida (pessoas que vêm de famílias excessivamente controladoras, críticas e ou que não oferecem apoio) .
Aqui, trago quatro estratégias para melhorar a ansiedade social:
1) perceba seus pensamentos de ansiedade e os desafie - será que o você está pensando é mesmo real ou é uma interpretação negativa da realidade?
2) treine enfrentar a situação temida - Faça as coisas que o deixam ansioso de propósito. Grave áudio falando e escute, treine para prova com colegas, faça curso de prova oral, seja avaliado por professores;
3) Dê crédito a si mesmo - Anote os feedbacks de evolução e se compare positivamente consigo mesmo;
4) faça terapia.
Tenho certeza que essas dicas vão ajudar muita gente (inclusive você). Divulgue para amigos que precisam dessa ajuda
Beijos
@julianaamaralpsi
0 Comments: