Fases do concurso - Prova oral - Parte 1 - A sua crescente relevância: das reprovações às lotações ruins

By | dezembro 10, 2019 Leave a Comment


A aprovação na fase subjetiva gera, de imediato, um grande alívio, pois normalmente o grande gargalo do concurso está na 2ª fase, na qual o nível entre os competidores é bem alto. Antigamente a aprovação na prova subjetiva significava a garantia de nomeação, porque a prova oral tendia a ser meramente homologatória. Nos últimos anos, porém, o que tem se verificado é o aumento da importância da prova oral, em função de alguns fatores: (i) reprovações; (ii) aprovação sem ser nomeado; (iii) lotações ruins.

Quanto à reprovação, ela tendia a ficar adstrita a alguns concursos, como o TJSP, mas passou a se expandir para outros, como, recentemente, o TRF-2. A reprovação depende da regra do concurso: há bancas, como a do MPF, que exigem nota mínima em CADA examinador; e outras, como as provas da magistratura, nas quais basta uma média da nota atribuída pelos examinadores (nota 6).

Independentemente da reprovação, muitas vezes a APROVAÇÃO não é sinônimo de nomeação, seja por serem aprovados candidatos além das vagas, seja por questões orçamentárias. Isso é evidenciado pelo aumento do número de comissões de aprovados, que buscam canalizar iniciativas para obter a sonhada nomeação. 

Outro fator que tem aumentado a relevância da prova oral é a busca por melhores lotações. Não é segredo para ninguém que a maioria das carreiras está significativamente engessada, ou seja, os movimentos horizontais (remoções) e verticais (promoções) estão cada vez mais raros. Chegar numa capital, a depender do concurso, pode levar muito mais do que uma década. Assim, a busca por posições na última fase pode significar melhor qualidade de vida, como a proximidade da família, ou, no caso de concurso de Cartório, remuneração (muito) melhor.

Desse modo, a preparação para a prova oral tem deixado de ser algo acessório para se tornar essencial para a obtenção da aprovação, com boa classificação e lotação.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comments: